Artigo

1º Mês - Primeiros reflexos

Preensão, sucção e moro

No primeiro mês, o bebé apresenta reflexos como o de preensão, de sucção, de Moro (movimentos bruscos, como o abrir as mãos face a ruídos). A cabeça é muito pesada e cai se não estiver apoiada. Vê com maior nitidez a 25-35 cm (distância da cara da mãe quando amamenta).

Já conhece a família

Examina o ambiente: discriminação visual, auditiva, olfativa, gustativa, tátil, de temperatura e perceção da dor. Aprende a regular-se em  termos de sono, de alimento e de eliminação. Acompanha a pessoa com o olhar, distingue caras conhecidas de desconhecidas.

"Conversa" por expressões

A face da mãe é o que mais o encanta, desde as primeiras horas consegue imitar caretas. Quer ouvir, olhar e dar respostas às suas propostas, adora “conversar” por expressões.

Sugestões para os pais

Segure o bebé de frente para si, fale, cante e sorria, brinque com ele e toque-o, não se poupe em beijinhos, carícias, embalos e suaves massagens.

Subscreva a newsletter
e GANHE um mimo

Caso esteja gravida, indique-nos a data prevista para o nascimento e passará a receber a nossa newsletter semanal sobre a evolução da sua gravidez. Se já for mãe , indique-nos a data de nascimento do seu filho e passará a receber mensalmente a nossa newsletter sobre o desenvolvimento do seu bebé.

O seu endereço de e-mail

Data de nascimento

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.