Artigo

Banho do bebé

O banho é um momento único para interagir com o bebé. Alguns pais têm receio de magoar o recém-nascido e sentem algumas inseguranças, mas com o tempo, a confiança instala-se e o banho passa a ser um momento de prazer para ambos.

Escrito por: Paula Braga

Nos primeiros 15 dias de vida, o bebé tem uma pele muito sensível, fina e frágil. A barreira epidérmica ainda é imatura, o seu sistema imunológico não está totalmente desenvolvido e, por isso, a permeabilidade cutânea é muito elevada, o que aumenta os riscos de infeções. Neste período não é necessário dar banho diariamente ao bebé, é suficiente três vezes por semana. Pode optar por o denominado banho por partes, em que o bebé se sente menos desprotegido por ser possível manter alguma roupa vestida. Normalmente este banho é ensinado na maternidade, mas valoriza-se as zonas como o rosto, as mãos, os órgãos genitais e as pregas cutâneas (pescoço e axilas).

O banho de imersão deve ter um horário certo para criar rotinas, mas depende muito da disponibilidade dos pais e da reação do bebé. Há uns que tomam de manhã e outros que tomam à noite, mas escolha para si o momento mais conveniente e agradável. Se notar que o bebé fica mais relaxado e tranquilo para dormir, pode optar por dar banho sempre no final do dia ou à noite. Se preferir um bebé mais desperto, atento e cheio de energia, o banho de manhã é o ideal porque estimula mais o bebé.

Nas primeiras semanas de vida é desnecessária a aplicação de sabão ou sabonete, porque pode alterar o pH da pele e favorecer a colonização bacteriana e potenciar o aparecimento de alergias. Lave com água e sem esponja, apenas com a sua mão. Mais tarde, quando utilizar sabonete ou gel de banho deve ser suave, concebido especialmente para bebés, ter um pH neutro, sem perfumes e o seu uso deve ser limitado às zonas mais sujas. Para lavar o cabelo não é necessário utilizar champô antes dos seis meses. Utilize o mesmo produto no corpo e no cabelo. Após a aplicação, enxaguar muito bem toda a superfície corporal.

Segurança máxima

Nunca deixe o bebé sozinho na banheira. Quando for dar banho ao recém-nascido prepare tudo antes, nomeadamente uma toalha grande e macia, a roupa, a fralda e os produtos de higiene do coto umbilical e de hidratação da pele.

O local para dar banho não é importante, mas deve estar previamente aquecido (18 e os 20 graus) e sem correntes de ar. A temperatura da água do banho deve estar entre os 36 e os 37 graus, para que o bebé nem sinta frio nem demasiado calor. Para verificar, utilize um termómetro de banho, caso não seja possível recorra ao seu cotovelo, onde a pele é mais sensível. Coloque primeiro a água fria e depois a quente e apenas a água suficiente para que o bebé fique imerso com os ombros tapados. O bebé deve ser introduzido na água de modo gradual, começando pelos pés e segurando a cabeça com uma mão e encostando-a ao braço. A outra mão deve apoiar-lhe o rabinho e as coxas. Quando o bebé estiver dentro de água deve pegar nele pela axila e nunca soltá-lo. Para lavar as costas deve virá-lo. Para retirar o bebé da banheira deve manter a mão firme por trás do ombro do bebé e deslizar a outra para baixo do rabinho.

Enquanto dá banho ao bebé devagar para ele não se assustar, sorria e fale com ele. Vá tranquilizando-o. Não são necessários mais do que cinco minutos dentro de água para um recém-nascido porque a água arrefece e o bebé fica desconfortável. Tire-o da água, segurando-o muito bem porque está escorregadio, e embrulhe-o a uma toalha muito macia e de uso exclusivo do bebé e aconchego-o ao seu colo, enquanto o acaricia. Pouse-o no local onde costuma mudar a fralda e seque-lhe o corpo muito bem, em especial as dobras das pernas, pescoço e axilas. Se usar um creme hidratante especial para bebés, esfregue primeiro nas suas mãos e passe-as depois pelo corpo do bebé. Coloque-lhe a fralda e comece a vesti-lo pela parte de cima, mantendo o resto do corpo enrolado na toalha para não arrefecer.

O bebé está pronto para dormir ou iniciar o dia cheio de energia!

 

Cuidados a ter no banho

  • Prepare tudo o que necessita antes de dar início ao banho
  • Nunca deixe o bebé sozinho, nem por segundos
  • Aqueça o ambiente e verifique que não há correntes de ar
  • Coloque em primeiro lugar a água fria na banheira e só depois a quente
  • Com um termómetro ou com o cotovelo verifique a temperatura da água. O ideal é entre os 36 e o 37 graus
  • Antes de colocar o bebé no banho limpe toda a zona genital para evitar sujidades
  • Comece a limpar o bebé da cabeça para os pés
  • Utilize um produto próprio para o banho do bebé, com pH neutro e sem perfume
  • Na hora de secar o recém-nascido, utilize uma toalha grande, muito macia e exclusiva do bebé e dê especial atenção às pregas cutâneas

 

 

Newsletter

Receba dicas e conheça novos testemunhos todos os meses.

O seu endereço de e-mail

Data prevista para o parto

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.


Com o patrocínio de: