Artigo

Gerir as visitas na maternidade

Após o parto, a gestão das visitas na maternidade pode ser fundamental para garantir o bem-estar do bebé e da mãe.

Com os depoimentos de: Márcia Conceição Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria (ESEnfSM).

É recomendado receber visitas no hospital?

Sim, mas as visitas na maternidade devem ser restritas apenas os familiares e/ou conviventes significativos mais próximos, como avós, padrinhos, irmãos do bebé, ou outros, que os pais considerem como tal. É de notar que estas visitas devem ser únicas e previamente anunciadas, através do pai, podendo ter de esperar pelo melhor momento para entrar no quarto.

A partir de que momento?

Não existe um momento ideal. A disponibilidade dos pais e do bebé está dependente de vários fatores que ditam o cansaço físico e mental dos pais, como o número de horas que durou o trabalho de parto, o tipo de parto, entre outros. Obviamente que as primeiras 6-9 horas são de fundamental importância para a vinculação dos pais com o bebé, para o estabelecimento da amamentação, e ainda para a reposição de energias quer para a mãe, quer para o bebé, que pode mesmo chegar a dormir cerca de cinco horas seguidas após a primeira mamada.

As visitas devem pegar no recém-nascido?

É preferível um passeio de 15 minutos ao ar livre durante o inverno com um bebé bem agasalhado, do que o colo e todos os beijinhos com que as visitas teimam em brindar os bebés nos seus primeiros dias de vida. Têm muito tempo para pegar nos recém-nascidos, devem fazê-lo quando eles já adquiriram mais defesas, inclusive através da vacinação.

Se sim, que cuidados devem ter ao pegar no bebé?

A lavagem das mãos, bem realizada, é a mais importante. A não aproximação em demasia da boca/nariz do bebé. E no caso de as visitas estarem (ainda que levemente) constipadas, o uso de máscara de proteção, sendo que nestes casos o melhor é mesmo resistir à tentação.

Qual o melhor momento para receber visitas?

No hospital, ainda que o horário da visita por vezes seja alargado, o melhor momento é durante o início da manhã, quando o cansaço ainda não se faz sentir tanto. Em casa, sem dúvida ao fim de três, quatro semanas, já com as rotinas minimamente familiarizadas. O fim de semana é o ideal para todos (visitados e visitas), sendo a hora do lanche um dos melhores momentos, e obrigatório que o lanche seja levado pelas visitas.

Na generalidade, quais são as normas hospitalares para as visitas?

No público, um máximo de duas visitas, geralmente das 11-19 horas. Na maioria dos locais o pai não conta como visita. No privado, não existe limite de visitas e os horários são mais alargados, geralmente das 10-22 horas.

É recomendável trazerem presentes para a maternidade?

Os visitantes devem ter em conta que a maioria das maternidades tem um espaço reduzido, obrigando o pai a transportar os presentes em cada ida a casa.

Newsletter

Receba dicas e conheça novos testemunhos todos os meses.

O seu endereço de e-mail

Data prevista para o parto

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.


Com o patrocínio de: