Artigo

Gastroenterite

A gastroenterite (intoxicação alimentar) é uma infeção do estômago e dos intestinos, que pode ser causada pela ingestão de comida estragada.

Causas

É causada sobretudo por vírus e por bactérias, nomeadamente a salmonela, existente em alimentos com ovos, leite e derivados.

Sintomas

  • Vómitos e náuseas
  • Diarreia
  • Cólicas de estômago
  • Perda de apetite
  • Febre

Tratamento

O cuidado mais importante no tratamento da gastroenterite é prevenir a desidratação. Se a criança tiver vómitos frequentes, não deve comer nada até parar de vomitar. Durante este período, poderá beber água em pequenas quantidades ou administrar soluções de hidratação oral (informe-se numa farmácia). Se tiver diarreia, é importante administrar pequenas quantidades de soro oral após cada dejeção.

Quando a criança voltar a tolerar os líquidos, reinicie os alimentos sólidos em pequenas quantidades. Aos bebés com mais de quatro meses, podem ser dadas papa de arroz, cenoura, maçã cozida ou banana. Os bebés alimentados com leite materno devem manter a amamentação, e os bebés alimentados com leite artificial devem retomar a ingestão do leite em pequenas quantidades e mais vezes por dia.

Se a criança apresentar diarreia abundante, sem melhorias após três dias, vómitos persistentes, sinais de desidratação ou febre elevada, deve ser observada por um médico.


 

Referências bibliográficas

 

MARQUES, Jorge Sales - O que os pais devem saber de pediatria. Educação Nacional, 2009. ISBN 978-972-659-475-8.

 

FENWICK, Elizabeth – O Grande Livro da Mãe e do Bebé. 3ª edição revista. Lello Editores, 1999. ISBN 972-48-1679-6.


Newsletter

Receba dicas e conheça novos testemunhos todos os meses.

O seu endereço de e-mail

Data prevista para o parto

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.


Com o patrocínio de: