Artigo

Documentos necessários

Saiba que documentos deve a grávida levar para a maternidade. 

Fonte: Direção Geral da Saúde

Na ida para a maternidade, a grávida deve fazer-se acompanhar de um conjunto de documentação que permite a sua identificação e a transmissão de dados clínicos importantes aos profissionais de saúde que lhe prestam cuidados.

Estes documentos devem ser colocados num local acessível e facilmente identificável. Evite arrumá-los no fundo da mala ou noutro local de difícil acesso.

Os seguintes documentos são necessários:

  • Documento de identificação (cartão do cidadão ou bilhete de identidade) e cartão de beneficiário do sistema de saúde;

  • Boletim de Saúde da Grávida (onde são registados todos os dados relativos à saúde da grávida e do feto, ao longo desta gravidez e em eventuais gravidezes anteriores);

  • Análises e exames da gravidez;

  • Lista de fármacos que toma habitualmente;

  • Plano de parto caso o tenha elaborado;

  • Kit de criopreservação, se os pais aderirem a este serviço;

Há também situações em que, por opção do médico obstetra, são fornecidas à grávida outras formas de registo, que podem substituir o boletim de saúde da grávida. Informe-se junto do seu médico sobre a documentação que é necessário levar no seu caso.

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