Artigo

Dicas para educar bem

Saiba qual a importância da disciplina e dos afetos na educação da criança durante os primeiros anos de vida.

Testemunhos de: Javier Urra, Doutorado em Psicologia e Ciências de Saúde. É autor de diversos livros sobre educação, como O Pequeno Ditador, Educar com Bom Senso e Prepara o teu filho para a vida.

A disciplina é um tópico chave no decurso do desenvolvimento infantil. Existem diferentes abordagens defendidas por diversos autores. Conheça as orientações para bem disciplinar o seu filho, segundo o psicólogo e pedagogo espanhol Javier Urra:

Estabeleça limites desde a primeira infância

Os pais devem determinar normas e hábitos que ajudem a criança a ter referências, refere o psicólogo. Desta forma, a criança vai compreender que também ela deverá assumir as suas próprias responsabilidades.

Saiba dizer “não”

É fundamental que se diga “não” com coerência e firmeza e que haja unanimidade por parte dos pais. A criança entenderá o que é ou não aceitável, aprendendo a avaliar os seus próprios limites e as normas que deve respeitar.

Dite poucas regras, mas que se cumpram

Obedecer aos pais, não bater, não mentir, não gritar quando se zanga, são exemplo de normas básicas de disciplina. Os três primeiros anos são essenciais nestes ensinamentos, contribuindo para modelar a personalidade da criança.

Evite a superproteção nos primeiros anos de vida

Superproteger é uma atitude que deve ser evitada, na medida em que gera insegurança e dependência na criança, tornando-a menos capaz de tomar as suas próprias decisões, aconselha Javier Urra.

Partilhe afetos com a criança, fomentando o seu desenvolvimento

O vínculo emocional estabelecido com a criança influencia o seu desenvolvimento afetivo e moral. A partilha de afetos aumentará a segurança e a autoestima na criança, ajudando-a a crescer mais feliz e saudável.

Encare a educação como um processo contínuo

A educação é uma tarefa diária dos pais com os filhos, exigindo uma dedicação constante e um acompanhamento permanente desde os primeiros tempos de vida, aconselha Javier Urra.

Antecipe como deseja educar e orientar a criança que vai nascer

Os pais devem refletir sobre como pretendem educar a criança que vai nascer. Antes e durante a gravidez, devem preparar-se para os desafios da educação. Afinal, “ser pai ou mãe implica saber educar”, refere Javier Urra.

Subscreva a newsletter
e GANHE um mimo

Caso esteja gravida, indique-nos a data prevista para o nascimento e passará a receber a nossa newsletter semanal sobre a evolução da sua gravidez. Se já for mãe , indique-nos a data de nascimento do seu filho e passará a receber mensalmente a nossa newsletter sobre o desenvolvimento do seu bebé.

O seu endereço de e-mail

Data de nascimento

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.