Artigo

Cuidar da pele no pós-parto

Se cuidou da pele durante a gravidez, mais facilmente recupera o equilíbrio da pele depois do nascimento do bebé. Manter os bons hábitos de hidratação é um dos segredos. Conheça, no entanto, outras dicas. 

Escrito por: Paula Braga

A maioria das alterações cutâneas que se registam durante o período de gestação desaparecem espontaneamente no período pós-parto com a regularização da produção hormonal, sem que seja necessário algum tipo de intervenção médica. No entanto, há cuidados que deve manter como é o caso da hidratação, da proteção solar e mesmo da aplicação de cremes específicos para algumas situações que não ficaram totalmente resolvidas.

Após o nascimento do bebé, a pele da mãe pode parecer menos firme, menos flexível e mais seca, fruto da regulação dos níveis hormonais. Com o tempo, a firmeza e a elasticidade serão retomadas, mas necessita de uma ajudinha. Use creme hidratante diariamente e para aperfeiçoar os resultados massaje o corpo e aplique um creme especificamente formulado para o seu desconforto em concreto: estrias ou celulite, por exemplo. No entanto, informe-se com o seu médico assistente, para ficar a saber quais as melhores opções para o seu caso, porque nem todos os produtos são recomendados para quando está a amamentar.

Hidratar e proteger, sempre!

No caso específico das estrias na barriga, coxas, quadris e/ou nas mamas vão ficar menos visíveis ao longo do tempo e poderão atenuar mais rapidamente caso aplique algum creme específico para o efeito. Contudo, é preciso lembrar que as estrias, uma vez instaladas, dificilmente são eliminadas do corpo feminino, mas podem desaparecer quase na totalidade. Há produtos que minimizam o efeito e podem demonstrar-se muito eficazes.

Com a acentuada produção de melanina e consequente pigmentação da pele durante a gravidez, há mulheres que mantêm as manchas em redor dos olhos e nas maçãs do rosto após o parto. Algum tempo depois estas manchas podem desaparecer espontaneamente, mas caso não aconteça, procure aconselhamento médico para aplicar um creme apropriado. No entanto, é fundamental que continue a apostar na hidratação do rosto e na proteção do mesmo com um creme de proteção solar elevada. O melasma pode também intensificar-se com o uso de contracetivos orais.

Antes ou depois da gravidez, a sua pele precisa de ser acarinhada e sobretudo hidratada e protegida. Caso mantenha os bons hábitos já implementados durante a gravidez, mais facilmente recupera o equilíbrio da sua pele.

Dicas importantes

  • Continue a hidratar a pele diariamente e de forma abundante
  • Não se esqueça de protegê-la sempre que saia à rua. Evite a exposição solar direta e use cremes com proteção solar elevada.
  • Caso se justifique, procure aconselhamento médico para algum sintoma que persiste, como as manchas na pele ou mesmo, as estrias ou mesmo a celulite.
  • Beba 2 litros de água por dia. Evita a retenção de líquidos e hidrata a pele e mucosas.
  • Evite banhos longos e quentes

 


Subscreva a newsletter
e GANHE um mimo

Caso esteja gravida, indique-nos a data prevista para o nascimento e passará a receber a nossa newsletter semanal sobre a evolução da sua gravidez. Se já for mãe , indique-nos a data de nascimento do seu filho e passará a receber mensalmente a nossa newsletter sobre o desenvolvimento do seu bebé.

O seu endereço de e-mail

Data de nascimento

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.