Artigo

Cuidar da pele na gravidez

Sensação de pele seca, manchas escuras e estrias são algumas das alterações fisiológicas na pele da mulher grávida devido às alterações hormonais e ao aumento de peso. Saiba como pode prevenir e proteger a pele destes desconfortos.

Escrito por: Paula Braga

As alterações na pigmentação da pele durante a gravidez são muito comuns e podem surgir logo no primeiro trimestre. Os mamilos e a aréola mamilar tornam-se mais escuros, bem como a face interna das coxas e os genitais externos e, em muitos casos, a linha branca abdominal torna-se castanha. Pode também verificar-se um aumento do tamanho e do número de sinais no corpo da grávida. No segundo trimestre e, em cerca de 75% das mulheres grávidas, ocorrem manchas escuras na pele do rosto, denominadas de melasma gravídico, ou vulgarmente conhecido como ‘pano do rosto’. A componente genética e hormonal têm uma responsabilidade acrescida no desenvolvimento destas manchas, mas a mulher pode ajudar a prevenir ao usar protetor solar e a evitar uma excessiva exposição ao sol.

Apesar de a pele ser naturalmente flexível, graças às fibras de colagénio e elastina que a compõem, o aumento de peso e as alterações hormonais que acontecem durante a gravidez exigem dela uma maior elasticidade. As estrias resultam precisamente do estiramento da pele para além dos seus limites e por ocorrer de forma rápida. Barriga, seios, nádegas e coxas são as áreas mais afetadas. A atenção da grávida deve focar-se na sua prevenção, pois uma vez instaladas, as estrias já não desaparecem.

Hidratar e proteger

Assim, aconselha-se que a grávida faça um controlo rigoroso da sua evolução ponderal e garanta uma hidratação diária e profunda da pele para que ela esteja preparada para distender e voltar ao lugar sem se verificar alteração de fibras. Numa primeira fase deve aplicar um hidratante, seguido de um creme anti estrias porque têm na sua composição substâncias que evitam a degradação das fibras de colagénio e elastina, tornando a pele mais flexível, hidratada e homogénea.  

Algumas grávidas queixam-se ainda da sensação de secura da pele, comichão e prurido no período de gestação. Estes desconfortos estão normalmente associados ao estiramento e desidratação da pele, pelo que a hidratação é fundamental. Se os sintomas se mantiverem e até se agravarem, é aconselhável procurar um profissional de saúde porque há dermatoses associadas à gravidez que requerem cuidados mais específicos.

Não se esqueça, o segredo está em manter uma rotina de cuidados diários que passam especialmente por hidratar muito bem a pele, estar atenta a todas as mudanças cutâneas, protegê-la quanto está muito exposta ao sol e utilizar cremes específicos para as estrias e, se seguir estes cuidados, será mais fácil manter o equilíbrio cutâneo durante o período de gestação.

4 Passos para aliviar os desconfortos cutâneos 

Banhos

No banho é importante ter algumas precauções, em especial na temperatura da água. A água demasiado quente agrava a secura da pele, por isso evite. Em caso de banhos de imersão procure adicionar um óleo nutritivo para ajudar a hidratar a pele. Utilize produtos suaves e nutritivos para tomar banho que não incluam sabão. Não frequente banhos turcos e sauna durante a gestação.

Secagem

Seque a pele após o banho de uma forma lenta e delicada, não esfregue para não promover a irritação cutânea. Atenção às pregas do corpo, nomeadamente axilas, virilhas, dobras em torno dos seios, pescoço porque são zonas ainda mais sensíveis à exacerbação.

Hidratação

Para acalmar a secura e a comichão da pele é importante que hidrate a pele abundantemente após o banho. Mas procure, mais uma vez, aconselhamento médico para garantir que o produto escolhido é eficaz e seguro para si e para o seu bebé. Há composições que não são aconselháveis no período da gravidez. Depois de hidratada deve aplicar na pele o creme anti estrias desde a primeira fase da gravidez.

Proteção

As grávidas podem também apresentar manchas escuras no rosto. É importante que aposte na prevenção. Sempre que saia de casa não se esqueça de aplicar um creme com proteção solar elevada e que bloqueie as radiações UVA e UVB.


Subscreva a newsletter
e GANHE um mimo

Caso esteja gravida, indique-nos a data prevista para o nascimento e passará a receber a nossa newsletter semanal sobre a evolução da sua gravidez. Se já for mãe , indique-nos a data de nascimento do seu filho e passará a receber mensalmente a nossa newsletter sobre o desenvolvimento do seu bebé.

O seu endereço de e-mail

Data de nascimento

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.