Artigo

Como escolher o pediatra

Fique com orientações para uma escolha consciente e informada do pediatra. Saiba como fomentar uma relação de confiança e de empatia.

Fonte: Diretrizes da Sociedade Americana de Pediatria

Se possível, a escolha do pediatra deve ser feita antes do nascimento do bebé. Ambos os pais devem poder tomar uma decisão atempada, consciente e informada.

Procure referências de pediatras

Peça referências a outros pais de médicos pediatras da sua confiança. Consulte também o médico obstetra que acompanha a gravidez, que poderá conhecer colegas competentes e respeitados na área da Pediatria.

Marque uma consulta antes do nascimento

Pondere marcar uma consulta antes do nascimento do bebé para ficar a conhecer a postura e filosofia do pediatra. Caso seja recíproco o entendimento, é provável que haja uma relação de confiança e de empatia com o pediatra.

Saiba quais os horários disponíveis para consulta

Para mais fácil organização familiar e da vida profissional, os pais devem informar-se sobre quais os horários disponibilizados pelo pediatra. Note que por lei, a mãe e o pai têm o direito ao acompanhamento dos filhos a consultas de saúde e/ou exames médicos.

Como contactar o pediatra em S.O.S.

Alguns pediatras têm um período específico para receber telefonemas dos pais com pedidos de informação. Peça orientações sobre quais as questões que podem ser atendidas por telefone e as que requerem a observação do médico. Outros pediatras preferem usar email como via de comunicação.

Estabeleça uma relação de comunicação aberta

A comunicação deve estar no centro de uma boa relação entre o pediatra e a família. Caso o pediatra não mostre recetividade e disponibilidade para ser contactado por telefone ou por e-mail, poderá solicitar como deverá agir em caso de S.O.S. para qualquer eventualidade que possa surgir.

Subscreva a newsletter
e GANHE um mimo

Caso esteja gravida, indique-nos a data prevista para o nascimento e passará a receber a nossa newsletter semanal sobre a evolução da sua gravidez. Se já for mãe , indique-nos a data de nascimento do seu filho e passará a receber mensalmente a nossa newsletter sobre o desenvolvimento do seu bebé.

O seu endereço de e-mail

Data de nascimento

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.