Artigo

Bronquiolite

É uma infeção viral que provoca a obstrução dos pequenos brônquios (bronquíolos). As crianças com menos de doze meses são as mais afetadas pela bronquiolite, que é nesta fase uma causa muito frequente de internamentos. A duração das bronquiolites é curta (geralmente dois a três dias). No entanto, a resolução completa só se dá entre uma a duas semanas após o início dos sintomas e, enquanto não passa, a criança deve ser mantida sob vigilância.

Causas

A bronquiolite é causada por um vírus e é mais frequente no inverno. Geralmente, a criança passa por uma constipação banal nos dias anteriores.

Sintomas

  • Dificuldades em respirar (sobretudo à saída do ar)
  • Pieira
  • Corrimento nasal
  • Febre (nem sempre)
  • Respiração rápida
  • Tosse

Tratamento

Atualmente, não há medicação para matar o vírus que provoca a bronquiolite. A maior parte das crianças pode ser tratada em casa, com cuidados semelhantes aos que se prestam face a uma constipação. Para tentar diminuir a obstrução, deve facilitar a ventilação, colocando a criança em posição semi-sentada, de forma a que não seja tão cansativo para ela respirar. Fazer nebulizações com soro fisiológico quatro a seis vezes por dia também ajudará a aliviar os sintomas. É ainda indispensável manter uma correta hidratação, oferecendo água em abundância para que as secreções fiquem mais fluidas. Em geral, a criança começa a melhorar ao fim de uma semana.

Apesar de a maioria dos casos de bronquiolite não serem graves, deve procurar o médico assistente se o seu filho não melhorar nas 24 horas seguintes aos primeiros sintomas. Da mesma maneira, deve recorrer ao médico se a criança demonstrar grandes dificuldades em respirar, uma diminuição significativa do apetite nas últimas duas ou três refeições, a fralda seca durante doze horas ou mais, e febre persistente.


 

Referências bibliográficas

 

MARQUES, Jorge Sales - O que os pais devem saber de pediatria. Educação Nacional, 2009. ISBN 978-972-659-475-8.

 

FENWICK, Elizabeth – O Grande Livro da Mãe e do Bebé. 3ª edição revista. Lello Editores, 1999. ISBN 972-48-1679-6.


Subscreva a newsletter
e GANHE um mimo

Caso esteja gravida, indique-nos a data prevista para o nascimento e passará a receber a nossa newsletter semanal sobre a evolução da sua gravidez. Se já for mãe , indique-nos a data de nascimento do seu filho e passará a receber mensalmente a nossa newsletter sobre o desenvolvimento do seu bebé.

O seu endereço de e-mail

Data de nascimento

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.