Artigo

Assistência médica à criança

Saiba quais os principais recursos de vigilância, promoção e manutenção da saúde da criança a nível nacional.

Fontes: Direção-Geral da Saúde, Saúde 24, Instituto Nacional de Emergência Médica

O Serviço Nacional de Saúde providencia a todas as crianças o direito à vigilância, promoção e manutenção da saúde, desde o seu nascimento e ao longo das várias etapas do crescimento.

Dirija-se ao Centro de Saúde

Após o nascimento do bebé, os pais devem efetuar a sua inscrição no Centro de Saúde da área da residência. Reúna a documentação, a saber: Boletim de Nascimento, Cartão do Cidadão ou Passaporte; comprovativo da residência; Cartão de Beneficiário da Segurança Social ou do subsistema de saúde.

A prestação de cuidados médicos ficará a cargo do médico de família. A equipa de enfermagem administrará as vacinas, entre outros procedimentos e aconselhamentos que possam ser necessários.

Urgência pediátrica: Linha Saúde 24

Em S.O.S., a Linha Saúde 24 é um recurso que pode oferecer um acesso mais cómodo ao Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente de triagem, de aconselhamento e de encaminhamento para a estrutura de saúde adequada para tratar a criança, no Centro de Saúde ou no Hospital da área de residência. Os pais poderão também solicitar informação geral de saúde à equipa de enfermagem da Linha Saúde 24. O serviço está acessível através do telefone 808 24 24 24 (custo de chamada local).

Em caso de Acidente ou Doença Súbita da criança:

Ligue 112 (INEM) - Número Europeu de Emergência. A chamada é gratuita e está acessível de qualquer ponto do país a qualquer hora do dia.

Urgência de Pediatria hospitalar. Poderá recorrer à Urgência de Pediatria do Hospital da sua área de residência ou de um Hospital próximo de si.

Contacte o seu médico assistente.

S.O.S. Em caso de intoxicação e venenos

Com uma cobertura nacional, o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sendo o serviço assegurado por pessoal médico especializado, disponível através do número 808 250 143 (custo de chamada local).

O CIAV é um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia, responsável pela prestação, em tempo útil, das informações necessárias e adequadas a profissionais de saúde ou ao público em geral.

Seja portador do Boletim de Saúde

A criança deverá ser portadora do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil quando recorre a um serviço de saúde: consulta, urgência ou internamento.

Newsletter

Receba dicas e conheça novos testemunhos todos os meses.

O seu endereço de e-mail

Data prevista para o parto

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.


Com o patrocínio de: