Artigo

Asma

É uma doença inflamatória crónica que provoca uma obstrução generalizada das vias aéreas, originando episódios repetidos de pieira, dispneia (dificuldade em respirar), aperto torácico e tosse.

A asma constitui uma situação clínica em que se dá uma contração dos brônquios provocada por estímulos como alergénios (pólen, pelo de animais, entre outros), vírus, fumo de tabaco ou esforço físico.

Quando uma destas substâncias irritantes penetra nos brônquios, estes segregam mucosidades espessas e o diâmetro dos canais que conduzem o ar torna-se muito estreito, levando a dificuldades a respirar.

Causas

As causas mais comuns de asma são infeções virais, estímulos como alergénios (ácaros domésticos, pólen, pelo dos animais, entre outros), fumo do tabaco, poluição atmosférica e exercício físico.

Se a criança sofrer de asma crónica ou se a asma for mais do que ligeira, deve ser submetida a testes para tentar identificar as substâncias às quais é alérgica. Só após esse diagnóstico é que a criança deverá ser tratada.

Sintomas

  • Pieira
  • Dificuldade em respirar
  • Tosse (sobretudo de noite ou depois de fazer exercício)
  • Aperto torácico recorrente

Tratamento

A asma requer tratamento a longo prazo e a forma de a tratar depende da gravidade das crises. O diagnóstico e a avaliação do tratamento adequado cabem ao médico assistente. Para aliviar os sintomas, deve administrar à criança os medicamentos prescritos pelo médico assistente, que podem variar desde broncodilatadores, corticoides inalatórios/orais e antileucotrienos.

Para prevenir ataques de asma evite expor a criança aos fatores agravantes (pó, pólen, pelos dos animais, fumo do tabaco, etc.). Reduzir o pó em casa, aspirando e passando com um pano húmido em vez de varrer, e limpar o pó com um pano seco, são algumas das medidas que ajudam a prevenir problemas.

A asma pode exigir que a criança passe a usar medicamentos preventivos diariamente e para toda a vida. No entanto, também é possível que os sintomas desapareçam com a idade.


 

Referências bibliográficas

MARQUES, Jorge Sales - O que os pais devem saber de pediatria. Educação Nacional, 2009. ISBN 978-972-659-475-8.

 

FENWICK, Elizabeth – O Grande Livro da Mãe e do Bebé. 3ª edição revista. Lello Editores, 1999. ISBN 972-48-1679-6.

Subscreva a newsletter
e GANHE um mimo

Caso esteja gravida, indique-nos a data prevista para o nascimento e passará a receber a nossa newsletter semanal sobre a evolução da sua gravidez. Se já for mãe , indique-nos a data de nascimento do seu filho e passará a receber mensalmente a nossa newsletter sobre o desenvolvimento do seu bebé.

O seu endereço de e-mail

Data de nascimento

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.