Artigo

8-13 semanas de gravidez

Durante este período, o bebé deixa de ser chamado de embrião para passar a ser chamado de feto, palavra que significa “novo”. As suas expressões faciais vão-se definindo lentamente, os olhos tornam-se mais evidentes e têm já alguma cor. 

Com a revisão de: Dra. Marcela Forjaz, Ginecologista-Obstetra. 

8 semanas

O comprimento crânio-caudal do feto é de 20 mm.

As mãos e os pés começam a distinguir-se do resto dos membros, com a formação de saliências no que serão os dedos das mãos e dos pés. Notam-se já umas elevações que serão as orelhas. O bebé já se mexe, mas os seus movimentos ainda não são percebidos pela mãe.

9 semanas

O comprimento crânio-caudal do feto é de 25 mm.

O bebé parece muito mais humano, embora o tamanho da cabeça ainda seja desproporcional em relação ao resto do corpo, ocupando metade do comprimento crânio-caudal. Os dedos já estão formados, assim como as unhas, mas continuam ligados entre si por pregas de pele. Os principais órgãos internos estão todos em desenvolvimento.

10 semanas

O comprimento crânio-caudal do feto é de 33 mm.

Por esta altura, os órgãos já estão totalmente formados. Todos os órgãos, músculos, membros e ossos estão no devido lugar, e continuarão a crescer até ao parto. Os ouvidos, o nariz e os olhos estão em desenvolvimento e a boca já é visível. Os dedos já não estão unidos, como numa barbatana. Começam a formar-se os músculos de expressão do rosto.

11 semanas

O comprimento crânio-caudal é de 47 mm.

O feto quase duplica o comprimento em duas semanas, passando de 25 mm para 47 mm. A cabeça ainda representa uma grande parte do comprimento total do feto. Os olhos estão mais próximos da frente da face e o diafragma está agora completamente formado, separando o tórax do abdómen.

12 semanas

O comprimento crânio-caudal do feto é de 59 mm.

O desenvolvimento dos genitais externos já permite determinar se é menino ou menina. A estrutura e forma do coração é definitiva, e o sistema respiratório também já está formado. Agora, a proporção dos membros em relação ao resto do corpo está mais equilibrada, embora os membros inferiores ainda sejam mais curtos e menos desenvolvidos do que os membros superiores. O bebé já é sensível à luminosidade.

13 semanas

Aparecem as bochechas e formam-se 20 alvéolos dentários. A proporção atual do bebé deve manter-se até ao parto, com as pernas já maiores e bem desenvolvidas. O bebé começa a produzir urina.

Subscreva a newsletter
e GANHE um mimo

Caso esteja gravida, indique-nos a data prevista para o nascimento e passará a receber a nossa newsletter semanal sobre a evolução da sua gravidez. Se já for mãe , indique-nos a data de nascimento do seu filho e passará a receber mensalmente a nossa newsletter sobre o desenvolvimento do seu bebé.

O seu endereço de e-mail

Data de nascimento

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.