Artigo

4-7 semanas de gravidez

O desenvolvimento embrionário inicia-se após a fecundação e inclui todo o processo desde a formação do zigoto até às 8 semanas. Daí até ao nascimento do bebé fala-se em desenvolvimento fetal. Saiba como se desenvolve o embrião nas primeiras semanas de gravidez.

Com a revisão de: Dra. Marcela Forjaz, Ginecologista-Obstetra. 

4 semanas

O comprimento crânio-caudal do embrião é de 2 mm.

O blastocisto (aglomerado de células formado cerca de cinco dias após a fertilização) alcançou o útero, vendo-se agora uma pequena vesícula fixada nas paredes do útero (endométrio). O embrião é um disco achatado (disco embrionário), que partilha com a mãe hormonas e outros fluídos. Deste disco, surgirão todos os tecidos e órgãos do embrião.

5 semanas

O comprimento crânio-caudal do embrião é de 3 mm.

Formam-se duas pregas nos extremos – cabeça e cauda - e já se podem notar as duas cavidades do coração, que surge como uma protuberância na frente do peito. É nesta fase do primeiro trimestre que o bebé está mais suscetível ao risco de malformações congénitas. Fatores de risco como o consumo de medicação sem supervisão médica, álcool e o uso de drogas devem ser evitados.

6 semanas

O comprimento crânio-caudal do embrião é de 4-5 mm.

O coração começa a bater e a bombear o sangue pelo corpo do embrião a partir do 21º dia após a conceção. Esses batimentos já são visíveis numa ecografia. Os órgãos começam a formar-se e o embrião pesa 0,4 gramas. As células diferenciam-se num tubo oco denominado de tubo neural que encerra nesta fase. Este tubo dará origem ao encéfalo e à espinal medula.

7 semanas

O comprimento crânio-caudal do embrião é de 10 mm.

Pequenas saliências denominadas de “botões dos membros” são agora visíveis. Neste caso, os membros superiores são os que aparecem primeiro, uma vez que o desenvolvimento embrionário se faz no sentido crânio-caudal.

Newsletter

Receba dicas e conheça novos testemunhos todos os meses.

O seu endereço de e-mail

Data prevista para o parto

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.


Com o patrocínio de: