Artigo

28-32 semanas de gravidez

O bebé já é capaz de abrir e fechar os olhos e a mãe pode senti-lo a soluçar. Começa a preparar-se para nascer, colocando-se numa posição favorável. Saiba mais sobre estas semanas de gestação.

Com a revisão de: Dra. Marcela Forjaz, Ginecologista-Obstetra.

28 semanas

O feto tem cerca de 36 cm e pesa 1100 g.

O bebé armazena mais gordura, apresentando uma pele menos enrugada e mais macia. Os seus olhos já abrem e fecham e são capazes de focar. O reflexo de sucção desenvolve-se mais e o bebé chucha no dedo. É uma fase em que está muito ativo, pelo que a mãe poderá senti-lo a mexer muitas vezes. No entanto, cada gravidez é única e não é possível definir a quantidade de movimentos do bebé que a mulher deve sentir.

32 semanas

O comprimento total do feto atinge já os 41 cm, com um peso de 1800 g.

O bebé ganha agora cerca de 200 g por semana. Esta é a fase em que ele ganha peso mais rapidamente, adquirindo mais peso do que altura. Os seus soluços não passam despercebidos e o seu paladar está mais desenvolvido, conseguindo já distinguir o doce do ácido. Geralmente, às 32 semanas, está com a cabeça virada para baixo, pronto para nascer, na posição a que se dá o nome de apresentação cefálica.

Dica para a mãe

As dores nas costas, o inchaço das pernas e as caibras são alguns dos desconfortos comuns no terceiro trimestre de gravidez, que podem originar dificuldades em dormir. Poderá sentir-se mais confortável deitando-se de lado, com uma almofada entre as pernas, e outra por baixo da barriga. Da mesma maneira, o crescimento do útero ao longo da gravidez empurra os pulmões, diminuindo a capacidade da caixa torácica, o que pode provocar-lhe dificuldades em respirar. Se estiver deitada, estas dificuldades podem ser ainda mais evidentes, pelo que dormir com mais uma almofada a elevar o peito pode suavizar este desconforto.

Newsletter

Receba dicas e conheça novos testemunhos todos os meses.

O seu endereço de e-mail

Data prevista para o parto

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.


Com o patrocínio de: