Artigo

24 semanas de gravidez

A partir das 24 semanas de gestação, o bebé pode nascer e sobreviver. Antes disso, os seus pulmões e outros órgãos vitais ainda não estão suficientemente desenvolvidos. Saiba como se desenvolve o bebé na 24ª semana de gestação.

Com a revisão de: Dra. Marcela Forjaz, Ginecologista-Obstetra. 

O seu bebé mede agora cerca de 32 cm e pesa por volta de 600 g.

Já tem impressões digitais e reage a alguns sons do exterior, mexendo-se ou aumentando o ritmo cardíaco.

Com os pulmões já formados, o feto inicia os movimentos respiratórios e tem já presente o reflexo de sucção. O fluxo de líquido amniótico nos pulmões ajuda a desenvolver o tecido pulmonar e os músculos respiratórios, que devem estar suficientemente fortes para que o bebé consiga respirar sozinho quando nascer, no termo da gravidez. Até ao nascimento, o feto recebe oxigénio através do sangue da mãe, por via do cordão umbilical.

As papilas gustativas, responsáveis pelo paladar, também estão em desenvolvimento. A pele está mais vermelha e enrugada e começa a nascer cabelo. O vernix caseoso, substância branca e oleosa que protege a pele, já é visível, e o bebé armazena gordura.

Dica para a mãe

Quando o bebé nascer, poderá ser mais difícil ter tempo para estar com as pessoas de quem gosta. Por isso, aproveite estas semanas para visitar a família e os amigos, pôr a conversa em dia, e partilhar com os outros esta felicidade.

 

Newsletter

Receba dicas e conheça novos testemunhos todos os meses.

O seu endereço de e-mail

Data prevista para o parto

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.


Com o patrocínio de: