Artigo

20 semanas de gravidez

No final do 4º mês de gravidez, o bebé está mais ativo e a mãe começa a senti-lo a mexer-se e a dar pontapés.

Com a revisão de: Dra. Marcela Forjaz, Ginecologista-Obstetra. 

O seu filho mede agora cerca de 22 cm e pesa por volta de 300 g.

Já consegue chuchar no dedo, cuspir, bocejar e espreguiçar-se. Notam-se as sobrancelhas, que já é capaz de franzir, e as pestanas. As pálpebras mantêm-se fechadas.

A pele do bebé é cada vez mais rosada, enrugada, e menos transparente. Começa a dormir e a acordar por períodos regulares, e os seus movimentos já são percetíveis pela mãe. Por vezes, os padrões de sono do bebé não coincidem com os da mãe, o que leva a que frequentemente o bebé acorde e dê pontapés quando a mãe se prepara para descansar. As pernas alongam-se e a zona abdominal desenvolve-se, aumentando a distância entre o umbigo e a púbis. As unhas chegam já à ponta dos dedos.

Dica para a mãe

Esta é muitas vezes considerada a melhor fase da gravidez, por isso, aproveite para descontrair e tratar de questões importantes, como a mala da maternidade e a mala do bebé. Passear, fazer compras importantes, visitar a família, e mesmo viajar são atividades importantes que poderá não conseguir realizar tão facilmente numa fase mais avançada da gravidez, quando a barriga for maior e o seu peso aumentar. Desfrute desta fase tão especial.

Newsletter

Receba dicas e conheça novos testemunhos todos os meses.

O seu endereço de e-mail

Data prevista para o parto

 

Siga-nos

Faça parte desta comunidade.


Com o patrocínio de: